Quantcast
Channel: SobreStartups » empreendedorismo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Ideias para uma startup

$
0
0

Phil has an idea!

A maioria dos empreendedores são pessoas inovadoras e cheias de ideias.

Quando decidem criar o seu negócio, fazem-no a partir de uma ideia de negócio que possuem.

Habitualmente os empreendedores vêem o mundo de forma diferente das outras pessoas.

Por isso criam soluções para necessidades e problemas que as pessoas comuns não vêem.

Quando a Apple criou o Ipad já existiam muitos leitores de MP3. Quando criou o Iphone já existiam muitos telemóveis.

No entanto a Apple e Steve Jobs tinham uma visão especial do que era um leitor de músicas e do que era um telemóvel e identificaram uma necessidade no mercado.

Muitos empreendedores apenas sabem que querem criar o seu negócio ou a sua empresa e começam a procurar ideias para o seu negócio.

Uns procuram soluções para o seu problema, como a empresa 37signals que era uma empresa de web design e começou e fazer um software de gestão de projectos para si e depois o feedback foi tão bom que começou a comercializá-lo no mercado e hoje é uma das startups mais conhecidas no mercado.

A maioria das vezes uma ideia de negócio começa ao identificarmos um problema ou necessidade que temos ou que alguém que nós conhecemos tem.

Outra fonte de inspiração é uma análise das tendências de mercado.

Por exemplo, ao verificarmos que todas as pessoas estão a usar cada vez mais Smartphones é óbvio que o desenvolvimento de produtos para esse mercado será um negócio de futuro.

No entanto para que uma ideia de negócio tenha sucesso, tem de satisfazer uma necessidade (prazer , distracção) ou resolver um problema (organização , eficiência).

E quanto maior for o problema ou necessidade, maior a probabilidade de sucesso da nossa ideia.

A maioria das startups falha nos 5 primeiros anos de vida porque a sua ideia de negócio nunca atingiu um mercado com capacidade de sucesso (product market fit).

Se a nossa ideia de negócio satisfizer uma necessidade tão forte e vital que os nossos “clientes” estão desejosos de usar o nosso produto ou serviço, quase de certeza teremos sucesso.

Mas se a ideia for maravilhosa, mesmo que tecnologicamente bem elaborada , mas ninguém a quiser, não terá sucesso.

Steve Blank, um dos maiores peritos mundiais em startups diz que a maioria dos planos de negócio não sobrevive ao primeiro impacto com os clientes.

Por isso Steve Blank diz e com muita razão que um plano de negócios só serve como linha de orientação, para que o possamos ir mudando de cada vez que falarmos com um potencial cliente.

Ou seja as ideias só terão sucesso se as mesmas forem confirmadas por (muitos) clientes.

No entanto não desista se a sua ideia não tiver sucesso à primeira, adapte-a e tente de novo, pois só muito raramente uma ideia inicial resiste ao primeiro impacto com os clientes.

The post Ideias para uma startup appeared first on SobreStartups.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images